Com mais de 30 anos de experiência com a prática da medicina, a médica ginecologista e obstetra Lívia Martins Carneiro escolheu a fitoterapia como especialidade para Em entrevista para o programa de rádio Viva Maria, Dra. Lívia ensina formas práticas de proteger a pele e que o Suco de Babosa pode ser um aliado no combate à gastrite.Ouça abaixo a entrevista na íntegra.
Além de fazer bem para o estômago, a babosa protege e cura a pele de queimaduras solares
A babosa é um protetor solar natural. A planta, que tem o princípio ativo conhecido como Aloe vera, é um filtro para os raios ultravioletas. Além disso, segundo a doutora Lívia Martins, ginecologista e fitoterapeuta, é indispensável o uso de chapéus, bonés, roupas claras e de mangas para criar barreiras à luz solar e evitar o câncer de pele.
Doutora Lívia também recomenda, em entrevista ao programa Viva Maria, a usar a seiva da babosa para as queimaduras solares, além da folha santa, que também tem o poder anti-inflamatório. Ela comenta que a babosa, assim como a folha santa, podem ser usadas ainda para as gastrites e a sensação de queimação no estômago. Recomenda bater no liquificador o gel da babosa com suco verde, com maçã ou com cenoura. Também lembra pode ser usada em forma de chá.
Saiba mais no Viva Maria, o programa que apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.
Apresentação e Produção: Mara Régia
Fonte: EBC Rádios
Plantas medicinais na saúde da mulher
A fitoterapeuta diz que as mulheres escrevem para saber como lidar com inflamações, febres e até tristezas por meio das plantas e nesse contato foi nascendo o jardim de plantas que cuidam de doenças femininas como corrimentos, cólicas, inchaços, TPM. As principais plantas são Aloe vera (babosa), alecrim, sálvia, folha santa (saião), hortelã graúda, moringa oleífera, açafrão, copaíba, lavanda e erva-cidreira.
Segundo a médica, quando se formou, há 35 anos, ela não se imaginava como uma fitoterapeuta. Mas sua ida para Goiás, um estado onde se tem uma bio diversidade imensa por conta do Cerrado, aliada à demanda que as mulheres lhe traziam, colaboraram na sua formação. Hoje, junto com a família, criou a Livealoe, uma empresa familiar, que tem a Aloe vera (babosa) como o carro-chefe, devido ao seu grande poder medicinal. Lívia Martins tem atualmente como meta, incentivar que em cada lugar possa se criar e cultivar o “Jardim de Plantas Amigas da Mulher”, e segundo ela é bem simples e até mesmo um apartamento pode acolher este jardim. (Com informações da Revista Prurale).
Fonte: O Progresso
Este é um blog de informações sobre usos possíveis da babosa (Aloe vera). As informações aqui publicadas não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre o seu médico.